2022-11-23 14:43:00

Manuel Lemos visita Misericórdia. Presidente da UMP mostra-se preocupado com a situação das instituições

Na visita à Santa Casa da Misericórdia de Ourique, o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, afiança que pedidos de apoio a misericórdias está a aumentar. José Raul dos Santos pede “resposta clara e objetiva” do Governo para fazer face às dificuldades.

O aumento dos pedidos de apoio por famílias “ainda não é generalizado, mas em alguns sítios já começa a haver sinais, como por exemplo o Barreiro ou o Algarve, regiões onde isso se começa a notar”, disse Manuel Lemos, em Ourique, durante a visita à Misericórdia de Ourique, esta terça-feira, 22 de novembro.

O presidente da UMP está a visitar várias misericórdias do distrito de Beja até esta quarta-feira, 23, mostrando-se preocupado com os impactos da inflação e do aumento dos custos com energia e combustíveis nestas instituições.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, José Raul Santos, confirmou que estas entidades atravessam “um período difícil”, devido aos aumentos da inflação e dos custos com combustíveis e energia.

“Até 30 de setembro tivemos um aumento nos custos com energia de 42%, na ordem dos 13 mil euros, e ainda nos falta apurar os meses de outubro, novembro e dezembro. Isto é impensável”, disse.

Um quadro que levou o provedor da Misericórdia de Ourique a pedir “uma resposta muito clara e objetiva” do Governo, para fazer face ao que pode vir a ser “um descalabro”.

 


Mais notícias