A Instituição

A Santa Casa da Misericórdia de Ourique (SCMO) é Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 1569. 

A SCMO é uma Instituição Sem Fins Lucrativos com longa história em matéria de intervenção social no concelho de Ourique, assume-se no início do século XXI como uma organização virada para o futuro, com inequívocas ambições de modernização e qualificação dos serviços que disponibilizam à comunidade onde está inserida.

A Mesa Administrativa da Misericórdia de Ourique, bem como os seus quadros e demais colaboradores, defendem uma filosofia de melhoria contínua do trabalho que desenvolvem, quer ao nível das respostas sociais que são directamente disponibilizadas à população através das valências de – Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Creche e Jardim-de-Infância – quer ao nível de todos os outros processos que suportam a actividade diária da instituição.


A Missão da Santa Casa é, assim, contribuir para o desenvolvimento social do concelho de Ourique, através da promoção de respostas socias, culturais e recreativas diferenciadas, que permitam apoiar subgrupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, económica ou pessoal, nomeadamente crianças, idosos e famílias.


Este apoio é desenvolvido através de respostas sociais específicas diversificadas, as quais se elencam seguidamente:

A SCMO proporciona, ainda, a distribuição de produtos alimentares a famílias carenciadas do concelho, através do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAC), e fornecimento de refeições através do Programa Cantina Social.